Ouça Agora

95.9 FM / AM 1160

Suspeita de sarampo coloca seis adolescentes em acompanhamento em Sapucaia do Sul

Contágio teria ocorrido durante uma formatura que os jovens participaram em Porto Alegre

Seis adolescentes moradores de Sapucaia do Sul – três meninos e três meninas com faixa etária entre 16 e 19 anos  –  estão em acompanhamento na rede de saúde do município por suspeita de sarampo. De acordo com a Secretária de Saúde da cidade, Roberta Pires Bazzo, o contágio teria acontecido durante uma formatura que os jovens participaram em Porto Alegre. "Dos seis, cinco já estão sendo atendidos e já foram submetidos ao bloqueio vacinal. Um sexto adolescente está em Santa Catarina com a família e, assim que retornar, também será devidamente acompanhado”, informou.

Segundo Roberta, até o final da tarde desta sexta-feira será feita a coleta de material, que será encaminhada para análise. “O resultado demora de quatro a cinco dias. Portanto, a confirmação, ou não, deverá ser obtida no final da semana que vem. Depois disso, a coleta deverá ser repetida, como manda o protocolo.”

A secretária ainda explicou que já foi realizado o bloqueio dos familiares, com vacinação de parentes e pessoas próximas dos adolescentes com suspeita da doença. “De acordo com relatos dos pais, todos os adolescentes estão com as vacinas em dia. Além disso, todas as unidades de saúde, UPA e hospital da cidade foram comunicados sobre os casos suspeitos e orientados a informar a Vigilância Sanitária caso novas suspeitas surjam. É importante salientar que não existe nenhum surto na cidade, apenas casos suspeitos.”

Todos as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município contam com a vacina. Entre os meses de outubro e novembro de 2019, foi realizada uma ampla campanha no País. O número de casos confirmados de sarampo no Rio Grande do Sul passou de 44 em novembro para 53 pacientes diagnosticados em dezembro do ano passado.

Mais notícias