Ouça Agora

95.9 FM / AM 1160

Sobe para 26 o número de casos confirmados de dengue em Três Passos

Outras 14 pessoas aguardam o resultado dos exames

Subiu para 26 o número de pessoas que contraíram a dengue em Três Passos. Os dados foram divulgados durante reunião do Comitê de Combate e Monitoramento à Dengue realizada ontem, quando foi demonstrada a preocupação diante do aumento dos casos da doença.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Maria Adelaide Herz, de 82 casos notificados até o momento, 26 foram confirmados, conforme dados oficiais do Laboratório Central do Estado (Lacen). Outras 14 pessoas estão aguardando o resultado dos exames, que já foram encaminhados ao laboratório. "Além disso, outros cinco casos foram descartados e 33 pessoas estão sob acompanhamento e realizarão a coleta nos próximos dias.” A titular da pasta informou ainda que quatro pessoas notificadas não quiseram coletar o exame. 

Os casos confirmados estão concentrados no bairro Erico Verissimo e no Centro. Dos casos que estão sob análise e do grupo de pessoas que fará a coleta existem moradores de outros bairros. A prefeitura informou que, a fim de ampliar a mobilização no combate ao mosquito transmissor, ocomitê integrado por representantes de diversos órgãos está organizando o Dia D de Combate à Dengue, definido para o próximo dia 18. Serão mobilizadas mais de 200 pessoas que percorrerão os bairros com trabalho de sensibilização, fiscalização e limpeza.

Neste dia, além das equipes, que serão divididas por faixas, também serão disponibilizados caminhões e retroescavadeiras, por parte da prefeitura, para o recolhimento de entulhos de pátios das residências ou em terrenos abandonados. O Poder Público local informou que, desde março deste ano, pelo menos 60 contêineres já foram disponibilizados pela equipe de vigilância em saúde do município onde foram recolhidas toneladas de entulhos e outros materiais descartáveis.

Entidades, ou pessoas voluntárias que quiserem colaborar no Dia D, podem entrar em contato com a Secretaria Municipal da Saúde. A mobilização iniciará às 8h, na praça Reneu Mertz. O comitê local reforça que o combate à dengue precisa ter o envolvimento de todos os moradores do município. “Cada um precisa fazer a sua parte e eliminar criadouros, eliminar todo e qualquer recipiente com água parada. Mantenha a sua casa fechada e use repelente”, reforça a secretária. 

 

Foto: Elenara Bosa de Oliveira / Divulgação / CP

Mais notícias