Ouça Agora

95.9 FM / AM 1160

Seminário Regional da Suinocultura será em março

Seminário será no município de Pinheirinho do Vale
Foto: Emater/RS Ascar/ Encontro da Câmara Técnica da Suinocultura. Foto: Emater/RS Ascar/ Encontro da Câmara Técnica da Suinocultura.

O encontro da Câmara Técnica da Suinocultura na noite de terça-feira (09/01) no Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen serviu para definir algumas propostas de ações que serão realizadas para envolvimento da cadeia produtiva da suinocultura neste ano. De início, foi eleita a nova coordenação da Câmara Setorial da Suinocultura, que ficou composta pelos suinocultores, Nilson Bagatini (coordenador), de Pinhal, Lucídio Ceolin (vice-coordenador), de Caiçara, e Elisandro da Silva (secretário), do município de Palmitinho.

Outro assunto destaque na pauta da reunião foi o Seminário Regional da Suinocultura. Os participantes do encontro definiram os detalhes da programação da quarta edição do Seminário, que acontecerá no dia 15 de março, no município de Pinheirinho do Vale. Com início às 9h30, duas palestras estão sendo programadas para o evento. Bioseguridade na suinocultura será o tema ministrado pelo médico veterinário e pesquisador na área de sanidade e virologia da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia/SC, Luizinho Caron. As perspectivas do mercado da suinocultura, tradicional temática presente no evento, serão apresentadas pelo presidente da Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Valdecir Folador. O Seminário encerra às 13h, com almoço.

Aproveitando o encontro das lideranças que formam a Câmara Técnica da Suinocultura, foi realizada uma apresentação sobre o trabalho que a Emater/RS-Ascar vem realizando em parceria com a Embrapa Suínos e Aves na área de manejo de dejetos, solos e água, através da composição de três Unidades de Referência Técnica (URTs), em Palmitinho, Pinhal e Rondinha. Esse trabalho recebe o apoio da Embrapa na capacitação de técnicos e produtores e as equipes da Emater/RS-Ascar estão disponíveis para apoiar e orientar os produtores no manejo correto e avaliação da qualidade dos dejetos, bem como da recomendação de adubação. “Para isso, realizamos uma capacitação específica sobre o tema e distribuímos equipamentos aos técnicos, como o densímetro, que permite avaliar o nível de matéria seca que estão sendo utilizados nas propriedades da região”, comentou o assistente técnico regional de sistemas de produção animal da Emater/RS-Ascar, Valdir Sangaletti.

Além da realização do Seminário Regional da Suinocultura e do acompanhamento do trabalho com a Embrapa, a nova coordenação da Câmara Técnica definiu uma meta para este, que busca o fortalecimento das Associações Municipais de Suinocultores. Para isso, reunirá as lideranças envolvidas no setor, secretários da agricultura, técnicos da Emater/RS-Ascar e os representantes das associações de suinocultores dos municípios da região para discutir e definir estratégias de ações que levem a esse fortalecimento.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen

Jornalista Marcela Buzatto

Mais notícias