FM 95.9 -FM106.5

AM 1160

Secretaria de Saúde de FW apresenta programa Rede Bem Cuidar RS

Primeiras ações serão direcionadas para a população do bairro São Francisco de Paula

A Secretaria de Saúde de Frederico Westphalen apresentou nessa quinta-feira, 26, em evento realizado no salão da comunidade do bairro São Francisco de Paula os detalhes da adesão do município ao programa Rede Bem Cuidar RS.

Ainda na segunda-feira, 23, a secretária de Saúde Taís Candaten, e a coordenadora do programa no município, a enfermeira Júlia de Moura Quintana, anteciparam informações sobre a iniciativa em entrevista ao programa Central de Notícias, da emissora AM 1160, do Complexo Luz e Alegria (áudio anexo à matéria).

A Rede Bem Cuidar RS (RBC/RS) integra o Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (PIAPS) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul dentro do componente estratégico de qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS). Trata-se de uma proposta de colaboração entre as gestões estadual e municipal, os trabalhadores da saúde e a população. O objetivo do projeto é incentivar a melhoria e o fortalecimento dos serviços de APS oferecidos à população gaúcha.

Conforme a secretária Taís Candaten, a adesão a esse programa vem sendo realizada desde o ano passado, com a estruturação da equipe de trabalho, sendo necessária a contratação de mais três profissionais – um psicólogo, fisioterapeuta a assistente social e a definição  da unidade do Bairro São Francisco de Paula para ser a primeira a receber o programa que vai iniciar com atendimento de idosos, de acordo com as diretrizes determinadas pelo governo do Estado.

– Foi escolhida uma unidade básica de saúde do município que tivesse uma equipe de estratégia de saúde da família completa pra que se pudesse atingir os objetivos; neste primeiro momento a Rede Bem Cuidar é para a população do São Francisco de Paula, que possui mais de 2,6 mil pessoas cadastradas na ESF 1 e 409 idosos, complementou a enfermeira Júlia.

A cada ciclo, a equipe RBC/RS desenvolverá um conjunto de ações previstas para qualificação dos processos de trabalho e de assistência em saúde ofertada à população. As ações estão organizadas em quatro eixos estratégicos transversais: Gestão e Processo de Trabalho; Promoção e Educação em Saúde; Comunicação em Saúde e Ambiência; e Participação Social.

O programa Rede Bem Cuidar RS prevê que a cada seis meses, a Secretaria Estadual da Saúde realizará o monitoramento das ações do ciclo em desenvolvimento e do atendimento aos critérios de adesão.

 

Áudio
Galeria de imagens
Mais notícias