Ouça Agora

95.9 FM / AM 1160

Secretaria da Saúde anuncia orientações para evitar a disseminação do coronavírus

Medidas do dia a dia, como lavar as mãos e evitar aglomerações, são importantes para se proteger

Frederico Westphalen não possui nenhum caso confirmado de Covid-19, o novo coronavírus, mas a Administração Municipal, através da Secretaria da Saúde, já tem um plano de trabalho e capacita os profissionais para atender a comunidade. Na sexta-feira, 13, na prefeitura, reuniram-se o prefeito, secretários e a diretora do Hospital Divina Providência (HDP), Roselei Enderle, para discutir ações e garantir a segurança da comunidade.

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde e o Ministério da Saúde, a estimativa é de que 90% dos casos de coronavírus podem ser atendidos nos postos de saúde. Em Frederico Westphalen, o município conta com oito equipes de saúde capacitados para atender a população.

“Então, se você apresentar febre e outro sintoma respiratório, procure um posto de saúde. Evite buscar atendimento hospitalar para não sobrecarregar o hospital, mas, principalmente, porque, se ocorrer, os casos graves estarão lá e as pessoas irão se expor ainda mais para o contato com o vírus”, explicou a secretária da Saúde de Frederico Westphalen.

Nesta semana, as aulas na rede municipal de ensino de Frederico Westphalen estão mantidas.

Medidas de prevenção

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las.

Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas.

Fonte: André Piovesan/Ascom

Mais notícias