Ouça Agora

95.9 FM / AM 1160

SAE realiza programação alusiva ao Dia Mundial de Luta contra Aids

Testes rápidos, preservativos e materiais informativos estão sendo entregues durante ação
foto - Ascom Prefeitura foto - Ascom Prefeitura

O Serviço de Atendimento Especializado em HIV/Aids e Hepatites Virais (SAE) de Frederico Westphalen e a Secretaria Municipal de Saúde estão realizando uma campanha preventiva. A ação é alusiva ao Dia Mundial de Luta contra Aids, marcado no dia 1º de dezembro.

Durante a ação, que iniciou no dia 25 de novembro e se estende até 5 de dezembro, a equipe do SAE está realizando teste rápido para HIV (vírus da imunodeficiência humana. causador da Aids) e distribuindo materiais informativos e preservativos nas Unidades Básicas de Saúde de FW, pelo turno da manhã.

A coordenadora do SAE, Luciani de Cristo, destaca a importância da campanha. ”O Rio Grande do Sul é o segundo estado brasileiro com maior incidência de casos de Aids e Frederico Westphalen está entre os municípios prioritários no combate ao  HIV. Então, trabalhamos para conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce”, destaca.

No dia dois de dezembro, a equipe estará realizando a ação na Unidade Básica de Saúde do bairro Primavera e no Centro de Atenção Psicossocial (Caps); no dia 3 de dezembro, na UBS Dr. Ayres Cerutti; 4 de dezembro no Posto Central de Saúde  e no dia 5 de dezembro o campanha ocorrerá novamente no Posto Central  de Saúde e na UBS Dr. Ayres Cerutti, pela manhã.

Entenda a data:

O Dia Mundial de Luta contra a Aids foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU),  com o objetivo de conscientizar a população sobre a Aids, uma das doenças que mais mata no mundo. Não apenas informar as pessoas sobre os sintomas, perigos e formas de se prevenir da doença, o Dia Mundial de Luta contra a AIDS também tem a função de auxiliar no combate contra o preconceito que os portadores de HIV sofrem na sociedade por causa da doença.

*Ascom Prefeitura

Mais notícias