FM 95.9 -FM106.5

AM 1160

Representantes do Fórum do Cooperativismo destacam nova forma de atuação

Com o tema “As cooperativas e a ação contra as mudanças climáticas”, ações foram realizadas, em sua maioria, de forma online
Foto: Suzana Busanello Foto: Suzana Busanello

Com a pandemia do novo coronavírus, as ações do Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no dia 4 de julho foram reorganizadas. Nesta edição, o tema escolhido foi “As cooperativas e a ação contra as mudanças climáticas”.

Em entrevista ao Complexo Luz e Alegria na manhã desta terça-feira, 30, o presidente do Fórum Regional do Cooperativismo, Vanderlei Zonta e a coordenadora da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS – Ascar Frederico Westphalen, Marcia Faccin, debateram sobre as ações e o papel das cooperativas na região. Neste ano, as ações estão sendo realizadas, em sua maioria, de forma virtual. “Cada cooperativa na sua dinâmica está realizando ações específicas, de forma virtual a nível local buscando trabalhar e enaltecer o cooperativismo”, destaca a coordenadora.

Entre as ações, estão as Campanha Regional de Valorização dos Empreendedores Locais e Regionais; de Recolhimento de Embalagens de Agrotóxicos; o Quiz Cooperativo Regional; além de atividades como lives, para tratar sobre o tema, envolvendo lideranças e toda a comunidade regional.

Segundo Zonta, o cooperativismo é um sistema fortalecido e dá retorno para a comunidade. “As nossas cooperativas mesmo com a pandemia continuaram próximas dos associados e possuem gestores muito bem preparados”, comenta.

Mais notícias