Ouça Agora

95.9 FM / AM 1160

Projetos e ações sociais da Cresol mobilizaram centenas de pessoas na ultima semana

Ações realizadas mobilizaram jovens, mulheres e produtores de leite
Fotos- Assessoria de Imprensa Cresol Fotos- Assessoria de Imprensa Cresol

A última semana do mês de junho foi marcada por diversas ações da Cresol Frederico Westphalen. Projetos, programas e ações sociais foram desenvolvidos em vários municípios da região.

O objetivo principal dos encontros realizados foi oferecer capacitação aos associados, desenvolvimento pessoal e estreitar o relacionamento com todos os participantes.

Juventude Cooperativista

A primeira ação aconteceu nos dias 26 e 27 de junho com a 5ª aula da Alternância do Curso Juventude Cooperativista, com o Tema Fruticultura. O programa voltado aos jovens é um grande projeto da Cresol Frederico Westphalen em parceria com a Casa Familiar Rural, CFR e Cresol Instituto. Neste curso a Cresol investe em formação de jovens lideranças regionais e estimula a sucessão rural.

Na Cresol as Mulheres Cooperam

Já no dia 27 de junho aconteceu o encerramento do curso de doces e sobremesas na Linha Laranjeiras, Vicente Dutra. A capacitação que reuniu dezenas de associadas foi realizada em parceria com Senar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caiçara e do Projeto Mulheres em Campo.

A Coordenadora dos Projetos da Cresol Edivanda de Melo, relata que houve grande participação nos eventos e foi possível verificar a satisfação da pessoas em participar dos cursos.

-Todos estão de parabéns pelo envolvimento e pela mobilização porque o objetivo da Cresol é oferecer conhecimento e aprendizado a mulheres, jovens e todos os cooperados, disse a coordenadora.

Primeiro Seminário do Programa Leitec

Com oito turmas já formadas na região, o Programa Leitec, desenvolvido em parceria pela Cresol e o Senar promoveu na última sexta, 28, na Afucoper, em Frederico Westphalen, um seminário sobre a produção de leite, reunindo cerca de 80 famílias dos municípios atendidos pela cooperativa e que já receberam a capacitação. Os principais tópicos do encontro trataram da assistência técnica e sistemas integrados de produção agropecuária.

O programa Leitec oferece a capacitação ao produtor em módulos, e com duração de aproximadamente 1 ano e meio. Os produtores beneficiados recebem diversas visitas técnicas onde os instrutores conhecem a realidade das propriedades e orienta nas correções necessárias.

Segundo o supervisor do Senar, Diego Coimbra o Leitec surgiu para melhorar o desempenho nas propriedades produtoras de leite, e apresenta ótimos resultados.

-O programa surgiu no Senar a partir da necessidade que tínhamos de oferecer aos produtores de leite muitas informações técnicas para melhorar o manejo, a nutrição e consequentemente a produção e a qualidade do produto. Eu chamo o programa de faculdade do leite porque é uma oportunidade ímpar para que o produtor de leite adquira conhecimento, desenvolva habilidade e acesse tecnologias, concluiu Diego.

O Seminário que contou com a participação de produtores de vários municípios da região teve início as 09:30 horas com a recepção aos participantes. Na sequência aconteceu a palestra com o médico veterinário Herton de Liam do Senar-RS sobre a importância do programa Leitec na produção de leite nas propriedades rurais.

 Logo após a palestra aconteceu um momento de troca de experiências entre produtores rurais com depoimentos dos resultados aferidos após o programa.

 À tarde a palestra foi ministrada pelo engenheiro agrônomo Jeferson Eidt da Empresa Serviço de Inteligência no Agronegócio. Ele abordou tema sistemas integrados de produção agropecuária.

 Na sequência da programação a equipe da carteira agrícola da Cresol apresentou os detalhes do novo Plano Safra 2019/2020.

O Presidente da Cresol Frederico Westphalen e Cresol Confederação Cledir Magri, presente no Seminário falou aos presentes da satisfação de poder beneficiar inúmeros associados com esta capacitação tão eficiente em parceria com o Senar.

- O sentimento é de dever cumprido, de alegria ao ver tantos agricultores melhorando sua qualidade de vida no campo. Além de administrar bem o dinheiro do associado nosso compromisso é oferecer um conjunto de outras atividades que ajudem o produtor. A linguagem no mundo é única, ou o nosso agricultor se especializa, se profissionaliza e se torna cada vez melhor naquilo que ele faz ou ele vai ser excluído do processo. Nós queremos criar condições ao produtor para que ele permaneça no campo, produzindo mais, com qualidade, finalizou Magri.

Ao final do seminário o Supervisor do Senar-RS Diego Coimbra e o Presidente da Cresol Cledir Magri, garantiram a manutenção do programa com a formação de outras turmas e ainda manifestaram desejo de ampliar o programa para beneficiar mais produtores de leite na região de abrangência da Cresol Frederico Westphalen.

Galeria de imagens
Mais notícias