Ouça Agora

95.9 FM / AM 1160

Pesquisa 30º Enangrad: mais de 70% de associados da Cresol FW possuem hábito de poupar e investir

A média no Brasil segundo a Anbima/2019, é de 42%

A Cresol Frederico Westphalen participou do 30º Enangrad, realizado em agosto de 2019 em Uberlândia/MG, por meio da apresentação de um artigo científico com o tema “A Educação Financeira como diferencial competitivo”.

O artigo foi escrito por Cledir Assisio Magri, Presidente da Cresol Frederico Westphalen e da Cresol Confederação, e Edivan Junior Pommerening, Coordenador da Área de Compliance da Central Cresol Sicoper, sob a orientação da Professora MSc. Carla Fabiana Cazella, Coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Unoesc, Campus de Chapecó/SC.

O artigo é fruto de um trabalho de conclusão de curso de um MBA em Gestão Estratégica de Cooperativas de Crédito com Interação Solidária, promovido pela Central Cresol Sicoper em parceria com a Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc, concluído em fevereiro de 2019. O artigo foi um dos escolhidos dentre milhares submetidos de todo Brasil à organização do Enangrad. Edivan Junior Pommerening representou os autores no evento.

 Sobre a pesquisa

O artigo originou-se de uma pesquisa realizada no mês de julho de 2018 com os cooperados da sede da Cresol Frederico Westphalen, respondida aleatoriamente por 55 deles. O estudo partiu da seguinte pergunta: “A educação financeira é uma oportunidade ou uma ameaça à uma instituição financeira cooperativa?”. Atrelado a essa dúvida o estudo teve como objetivo geral verificar se a educação financeira poderia ser um diferencial competitivo à cooperativa em questão.

A pesquisa, que utilizou questionários para coleta de dados, buscou verificar em que estágio de consciência estavam os cooperados nos seguintes temas: orçamento familiar; envolvimento das famílias nas finanças; poupança; taxas de juros; seguros de bens; previdência complementar ao INSS; uso de linhas de créditos mais caras; compras à vista ou a prazo; endividamento geral; compras pela razão ou emoção; valor da prestação x Custo Efetivo Total (CET), e; conhecimento sobre Educação Financeira.

Após análise dos dados, o estudo deixou as seguintes conclusões:

 Os cooperados da Cresol Frederico Westphalen estão acima da média nacional em praticamente todos os quesitos, a exemplo do hábito de poupar parte da renda familiar. Enquanto no Brasil, segundo medição da Anbima/2019, 42% das pessoas poupam e investem, na Cresol Frederico 70,91% da amostra pesquisada têm esse hábito.

Quando conduzida com visão de longo prazo, a Educação Financeira é uma oportunidade à instituição, pois, a inadimplência reduz, as pessoas poupam mais e passam a migrar de produtos de crédito mais caros, como empréstimos pessoais, cheque especial e rotativo do cartão de crédito, para produtos mais baratos e produtivos, como custeios e investimentos.

Os programas sociais desenvolvidos pela Cresol Frederico junto ao quadro social e a comunidade, direta ou indiretamente ligados à educação financeira, contribuíram para os bons resultados apresentados pela pesquisa à medida que tornam os envolvidos mais conscientes em relação à importância das escolhas que envolvem o dinheiro.

A Educação Financeira pode sim tornar a cooperativa mais competitiva no mercado onde atua, pois, embora com ela as pessoas tendam a usar menos os produtos de crédito mais rentáveis à instituição, em longo prazo aumenta o consumo de outros produtos e serviços financeiros, gerando ganhos de escala a ambas as partes.

 A Educação Financeira também pode ser um diferencial competitivo à instituição ao passo que a comunidade observa a preocupação da Cooperativa com a melhoria da qualidade de vida das pessoas por meio do uso adequado do dinheiro, e buscam-na para ajudar na causa, aumentando assim o número de cooperados.

Quem tiver interesse pode solicitar uma cópia integral do artigo junto à sede da Cresol Frederico Westphalen.

Sobre o Enangrad

O 30º Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração — ENANGRAD, aconteceu de 23 a 25 de agosto de 2019, na Universidade Federal de Uberlândia/MG (UFU) e teve como tema central a “Gestão da aprendizagem no contexto das transformações”. O 31º Enangrad será realizado em 2020, em Fortaleza/CE, na Universidade de Fortaleza/CE (UNIFOR). Esse ano o evento reuniu mais de mil pessoas, entre organizadores, convidados e participantes.

Sobre Uberlândia/MG e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Uberlândia é um município brasileiro do interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se a oeste da capital do estado, Belo Horizonte, distanciando-se desta cerca de 537 quilômetros. Segundo o IBGE, sua população estimada em 2018 era de 683.247 habitantes.

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é uma instituição de ensino superior pública brasileira, sendo uma das 63 universidades públicas federais do país e uma das principais do estado de Minas Gerais. Está sediada no município de Uberlândia, possuindo campi nas cidades de Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas. Foi fundada em 01 de janeiro de 1957 e possui atualmente mais de 22 mil alunos.

Galeria de imagens
Mais notícias