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Novo portal de serviços do Estado alcança mais de 75 mil acessos

Plataforma é a porta de entrada para os serviços do Estado e centraliza 95 funcionalidades em um único endereço eletrônico
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O novo portal unificado de serviços do Estado, o rs.gov.br, alcançou mais de 75 mil acessos desde o dia de seu lançamento, 6 de novembro. O levantamento, realizado pela Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs), também constatou que há mais de 52 mil usuários cadastrados para utilizar os 243 serviços disponíveis na plataforma, sendo 95 deles totalmente digitais.

O rs.gov.br é um portal responsivo (adaptável a qualquer dispositivo, seja tablet, celular ou computador) que disponibiliza todos os serviços digitais em um mesmo ambiente. Nele, o cidadão encontra em destaque uma barra de pesquisa e as demandas mais acessadas, entre outras funcionalidades. O ambiente remete ao modelo do gov.br, portal do governo federal.

A nova plataforma é uma iniciativa do governo do Estado liderada pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE), com suas vinculadas Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP) e Procergs. O objetivo é ressignificar a relação do Estado com os cidadãos por meio de uma nova política de atendimento e relacionamento. Essa postura aproxima o Estado das pessoas e valoriza a essência do poder público, que é a prestação de serviço.

A meta do governo é, até o final de 2022, disponibilizar todos os serviços do Poder Executivo de forma 100% digital, conforme aponta o titular da SGGE, Claudio Gastal. "O governador Eduardo Leite sempre reforça a mensagem de que existimos para prestar serviço às pessoas. Queremos retomar este conceito, oferecendo novos espaços de atendimento com menos burocracia e mais facilidade. E o rs.gov.br atende esses requisitos", afirma Gastal.

Atualmente, o governo tem 109 sites e 16 aplicativos. O propósito da gestão é racionalizar esses conteúdos, criando um caminho mais fácil e unificado para o cidadão encontrar as demandas que deseja, afirma o diretor-presidente da Procergs, José Antonio Leal. "Os números obtidos avalizam a estratégia do governo de buscar a digitalização de 100% dos serviços possíveis até o final da gestão, ampliando a interação com o cidadão nos diversos níveis do Estado", acrescenta.

Para promover a digitalização em um portal unificado, foi iniciado o mapeamento dos serviços que o Estado presta, segundo indica o diretor-geral do EDP, Hiparcio Stoffel. "A governança do projeto rs.gov.br está trabalhando intensamente junto a todos os órgãos e secretarias para conhecer os serviços oferecidos pelo Estado à sociedade, como são prestados e o que é preciso para torná-los digitais, de forma a melhorar o atendimento aos cidadãos”.

Premissas do portal

Adesão à rede gov.br

Alinhamento à estratégia brasileira de governança digital

Foco no cidadão e na desburocratização

Atividades pautadas a partir da estratégia digital RS

Integração das agendas digitais no governo

Intensa colaboração intragoverno e com agentes externos

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