Ouça Agora

95.9 FM / AM 1160

Novo conflito é registrado na Terra Indígena Guarita

Conforme informações do 7º BPM, conflito entre grupos indígenas teve início às 15 horas, em Redentora
FOTO - RD Foco FOTO - RD Foco

Um novo conflito entre os indígenas da aldeia Guarita – maior reserva indígena do Rio Grande do Sul – foi registrado na tarde desta quinta-feira, 7, em Redentora. A Força Tática do 7º Batalhão da Polícia Militar de Três Passos foi acionada para garantir a segurança no local e a ocorrência teve início por volta das 15 horas.

Os grupos favoráveis ao cacique Carlinhos Alfaiate e ao vice-cacique, Vandinho Ribeiro, estão em divergência desde o mês de setembro e resultou no pedido, do MPF, por intervenção federal na reserva indígena.

De acordo com as informações, foi constatado que os indígenas estariam portando arma de fogo e pedaços de madeira. Integrantes da Polícia Rodoviária Estadual também estão no local atendendo a ocorrência.

*Atualização:

A Brigada Militar confirmou a morte de 1 indígena e três feridos neste embate entre os grupos. Além disso, um indígena foi preso por porte ilegal de arma de fogo e encaminhado à Polícia Federal de Santo Ângelo para responder sobre o caso. O Setor de Estiva, na RS-330 permanece bloqueado, impossibilitando tráfego de veículos. A Brigada Militar ressalta que o óbito foi registrado antes da chegada dos oficiais e que permanece no local para garantir a segurança dos indígenas.

Mais notícias