Ouça Agora

95.9 FM / AM 1160

Morre jovem de Palmeira das Missões que estava internado com suspeita de meningite

O jovem de Palmeira das Missões, Geovane Santos Souza, de 18 anos, que havia sido transferido na segunda-feira, 2, para o hospital da Unimed, em Ijuí, com suspeita de infecção por meningite bacteriana, faleceu no final da noite dessa terça-feira.

Geovane foi transferido do Hospital de Caridade de Palmeira das Missões para Ijuí após a Promotoria de Justiça ajuizar, no fim de semana, uma ação civil pública contra o Estado e o município com pedido de liminar requerendo a transferência urgente devido ao quadro grave indicando meningite bacteriana.  O Ministério Público obteve liminar junto ao Judiciário e conseguiu a transferência para uma casa de saúde em Ijuí, porém ele não resistiu à infecção, vindo a óbito por volta das 22h55min.

Familiares lamentaram a morte do jovem nas redes sociais e a 20ª Coordenadoria Regional de Educação divulgou nota de pesar pelo falecimento do aluno no 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Educação Básica Palmeira das Missões – Polivamente, que decretou luto de três dias.

Com possibilidade de levar à morte em poucas horas, a meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas incluem dor de cabeça, início súbito de febre e rigidez no pescoço. Geralmente, as bactérias que causam meningite bacteriana se espalham de uma pessoa para outra por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta, por isso, entre as formas de prevenção estão evitar aglomerações, deixar os ambientes ventilados e limpos, além de manter o calendário de vacinas em dia.

O Rio Grande do Sul já registrou oito casos de meningite desde o começo do ano, conforme balanço da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Deste total, houve três casos com morte, sendo os outros dois em São Leopoldo, no Vale do Sinos.

Mais notícias