Ouça Agora

95.9 FM / AM 1160

Leite participa do lançamento nacional da Semana Farroupilha

Vice-presidente, general Hamilton Mourão participou do evento em Brasília
 Gustavo Mansur / Palácio Piratini Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Pela primeira vez, o lançamento da Semana Farroupilha teve visibilidade nacional. O CTG Jayme Caetano Braun, em Brasília, nesta quarta-feira (7/8), foi palco da divulgação da programação da principal data para os gaúchos, junto à cerimônia que marcou a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura Gaúcha – apelidada de bancada da bombacha. Além da recepção do grupo de dança da casa, as inúmeras autoridades, como o vice-presidente, general Hamilton Mourão, o governador Eduardo Leite e o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, ministros e secretários, assistiram a shows musicais de artistas gaúchos, como Luiza Barbosa e Thomas Machado, e apresentações de danças tradicionais do CTG Tropeiros do Ouro Negro, de Canoas, e do grupo Arte Nativa, de Lagoa Vermelha. Churrasqueiros desse município ficaram encarregados de assar o churrasco da festa.

“A luta do RS é pela integração, pela defesa do nosso território e da nossa cultura que, hoje, está espalhada pelo nosso país. A frente parlamentar exalta a relevância da nossa identidade cultural, além de trazer benefícios econômicos", destacou o governador, acrescentando que a medida fará com que mais pessoas se interessem por conhecer o Estado.

Durante o evento, também foi apresentado um convite para que os brasileiros conheçam o Rio Grande na Semana Farroupilha. Na forma de um clipe, o convite tem o título “Vem pro Rio Grande”, com letra de Rodrigo Bauer e melodia do patrono dos festejos deste ano, César Oliveira, que gravou o vídeo ao lado de Rogério Melo.

A Semana Farroupilha 2019 começa, oficialmente, dia 16 de agosto, em Tenente Portela, com a cerimônia de acendimento da Chama Crioula, e se estende até 20 de setembro por todo o Estado. O tema escolhido para esta edição do evento é o legado do tradicionalista Paixão Côrtes, morto em 2018, aos 91 anos. Estiveram presentes, ainda, os ministros Sergio Moro (Justiça e Segurança), Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Osmar Terra (Cidadania) e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, além de senadores, deputados, representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), patrões de CTGs de todo país e outras autoridades.

Mobilização pela cultura gaúcha

Criada na Câmara dos Deputados com 198 assinaturas de representantes dos 26 Estados mais o Distrito Federal, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Tradição e Cultura Gaúcha tem os deputados federais Ronaldo Santini como presidente e Lucas Redecker, vice-presidente.

Resultado da soma de esforços de líderes políticos do cenário nacional e de lideranças da cultura do Rio Grande do Sul, a nova Frente tem como propósito enaltecer e valorizar o tradicionalismo gaúcho e promete ser uma importante ferramenta de fomento das inovações culturais, artísticas e sociais no país. A bancada da bombacha deverá ter uma forte conexão com os Centros de Tradições Gaúchas, provocando uma união de esforços para inclusão e preservação da pauta no calendário federal.

Mais notícias