Ouça Agora

95.9 FM / AM 1160

Homenagens marcam véspera da abertura oficial da Expodireto Cotrijal

Chefe do Executivo gaúcho foi agraciado com o troféu Personalidade Política
Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Um dos eventos tradicionais da Expodireto Cotrijal, o Troféu Brasil Expodireto homenageou, neste domingo (10), personalidades, empresas e produtores que contribuem para o desenvolvimento do agronegócio. No dia do seu aniversário, o governador Eduardo Leite foi um dos agraciados da noite, recebendo o troféu Personalidade Política.

“É uma alegria poder participar de um evento que faz um reconhecimento a tantas pessoas que se doam, que têm êxito no agronegócio. Considero importante que se faça esse tipo de gesto para que essas pessoas sirvam de exemplo. São empreendedores que estão ajudando nossa economia. Além de personalidades e políticos que cumprem um papel importante no apoio ao povo gaúcho”, afirmou Leite, acompanhado do vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, e outros secretários do Estado.

“Nossa agenda de desenvolvimento envolve um tripé fundamental: redução de burocracia, ou seja, dar mais celeridade no processo de licenciamento ambiental para quem quer empreender, sem esquecer do rigor técnico; redução do custo logístico com investimento em infraestrutura, como melhorias na ERS-142, de Carazinho a Não-Me-Toque, e investimentos no Porto do Rio Grande para o escoamento da produção; e redução de custos tributários. Nosso foco é fazer o RS desenvolver e, para isso, o agro é fundamental”, acrescentou o governador. 

Entre os demais homenageados com a estatueta de bronze que simboliza a força do homem do campo na produção de alimentos estavam o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (troféu Liderança Nacional); os ministros Onyx Lorenzoni (Personalidade Gaúcha) e Tereza Cristina (Personalidade Agropecuária); os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (Liderança Parlamentar), e da Assembleia Legislativa gaúcha, Luís Augusto Lara (Liderança Parlamentar Gaúcha); os comandantes do Exército, general Edson Leal Pujol (Destaque Especial), e do Comando Militar do Sul, general Antônio Miotto (Reconhecimento); o presidente do 4º Tribunal Regional Federal, desembargador Thompson Flores (Personalidade Jurídica); o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais do Ministério Público do RS, Marcelo Dornelles (Atividade Pública), e o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho (Trajetória Política).

As demais premiações da 10ª edição do Troféu Brasil Expodireto foram entregues a empresas, empresários e produtores gaúchos, como Clóvis Tramontina (Destaque Empresa Internacional), Valdir Pasinato (Produtor Rural), Giordano Schiochet (Jovem Produtor Rural), Embutidos Bini (Agroindústria Familiar), CCGL (Cooperativismo), Jacto (Indústria de Máquinas e Implementos), Mosaic (Indústria de Insumos), Banrisul (Instituição de Crédito), Alemanha (Destaque Internacional) e Sistema Farsul (Instituição Gaúcha).

Leite ganhou um bolo de aniversário no evento e ouviu o "parabéns pra você" - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Após a premiação, foi cantado "parabéns pra você" ao governador, que também recebeu um bolo de aniversário. A solenidade ocorreu nos salões do Centro de Eventos BierSite, em Carazinho, e é uma realização da Rede Pampa e Cotrijal, com parceria de Sicredi, Rio Grande Seguros e Previdência e Icatu Seguros.

A feira

Considerada uma das maiores feiras de agronegócio da América Latina, a Expodireto chega à sua 20ª edição em 2019 e começa oficialmente na manhã desta segunda-feira (11), em Não-Me-Toque, em cerimônia que contará com a presença do governador e de outras autoridades, entre os quais, o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão.

Focada em tecnologia e negócios, a Expodireto atrai visitantes de mais de 70 países. São 250 mil pessoas que passam pelo parque em cinco dias – o evento se encerra na sexta-feira (15) –, ávidas por verem o que os mais de 500 expositores oferecem nas áreas de máquinas e equipamentos agrícolas, produção vegetal, produção animal, agricultura familiar, ambiente, pesquisa e serviços voltados ao campo.

O Parque da Expodireto Cotrijal ganhou expansão, passando de 84 para 98 hectares, a fim de atender à demanda de público, com diferenciais em produtos e serviços ofertados durante o evento, com debates, discussões e tendências ligadas à tecnologia.

O presidente da feira, Nei Mânica, espera que os negócios desta edição cheguem ao patamar do período antes da crise, em 2014. A projeção é alcançar R$ 2,7 bilhões em propostas encaminhadas durante o evento. Se a cifra for confirmada, será um crescimento de 20% em relação ao ano passado, quando se chegou a R$ 2,2 bilhões.

Mais notícias