Ouça Agora

95.9 FM / AM 1160

Governador participa da programação do Dia Estadual do Porco

O evento acontece na URI
Divulgação Divulgação

Iniciou às 10h da manhã desta sexta-feira, no salão de atos da URI, em Frederico Westphalen, a programação do Dia Estadual do Porco, na sua 45ª edição. O evento tem a presença do governador do Estado, Eduardo Leite, além do secretário da  Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural,  Covatti Filho; do secretário dos Transportes, Juvir Costella ;  Francisco Turra, Presidente-executivo na ABPA - Associação Brasileira de Proteína Animal; do presidente da ACSURS, Valdecir Follador. Também presentes vários deputados, entre os quais, Edgar Pretto, Silvana Covatti, Ernani Polo e Jerônimo Goergen.  Várias lideranças se manifestaram na soledade de abertura, que teve ainda as presença do prefeito José Panosso e do presidente da Câmara, Inácio Panosso Júnior, bem com o a diretora geral da URI de Frederico Westphalen, Sílvia Regina Canan. O presidente da Amzop, prefeito Gilmar da Silva igualmente estava presente, bem como outros administradores municipais e centenas de suinoculturas.

Na solenidade foi apresentado o quadro da suinocultura de Frederico Westphalen e do Estado, os pleitos do setor e feitos encaminhamentos ao Governador. Pela segunda vez Frederico Westphalen recebe o maior evento suinícola do Estado. Importantes nomes do setor, como o pesquisador Thiago Carvalho, do Cepea-Esalq/USP, explana sobre o mercado de grãos e a produtividade suinícola. Já o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, palestra sobre os desafios da proteína animal, cenários e perspectivas.

Atualmente, Frederico Westphalen possui dois frigoríficos (um em fase de reabertura), que juntos abatem em torno de 2.300 animais. Além disso, duas fábricas de ração com produção diária de 900 toneladas, que abastecem também os municípios da região. Em 2018 o município classificou-se em 20º lugar no ranking de abates de suínos do Estado, com 100.828 animais, segundo dados da Secretaria de Agricultura do Estado, tendo um aumento de 8,39% em comparação a 2017. Hoje, a suinocultura corresponde a 57% da produção primária do município, envolvendo cerca de 80 produtores.

Galeria de imagens
Mais notícias