Ouça Agora

95.9 FM / AM 1160

FW sediará 45º edição do Dia Estadual do Porco

Evento ocorrerá dia 9 de agosto e deve reunir produtores, estudantes e profissionais ligados ao setor
Foto: Arquivo Foto: Arquivo

A Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS) promove em parceria com a Administração Municipal de Frederico Westphalen, no dia 9 de agosto, a 45ª edição do Dia Estadual do Porco. O município foi anfitrião pela primeira vez há 38 anos, quando o evento estava na oitava edição. A programação deve atrair um público de até mil pessoas, entre suinocultores independentes e integrados, representantes de cooperativas e agroindústrias, técnicos, veterinários, autoridades ligadas ao setor e estudantes da área.

O evento, que tem como objetivo mostrar a força da suinocultura do Estado e oportunizar um momento político e técnico para produtores e demais profissionais relacionadas a área de forma gratuita, iniciará às 7h30min nas dependências da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-FW), com recepção e café da manhã. Já às 9 horas, acontece a solenidade de abertura do Dia Estadual do Porco, e, após, as palestras que vão tratar sobre o mercado da carne suína e grãos, como milho e soja.

O município de Frederico Westphalen está no ranking de maiores produtores de suínos do Rio Grande do Sul. A atividade tem grande importância econômica e, em 2018, o município foi classificado como o 20º maior abatedouro de suínos do Estado, com 100.828 cabeças abatidas. O prefeito José Alberto Panosso destacou a importância de sediar o Dia Estadual do Porco, considerado o maior evento da suinocultura gaúcha.

 – A Administração Municipal sabe da importância da produção de suínos para a economia local e regional, por isso estamos extremamente felizes por poder sediar um evento dessa magnitude. O nosso município está entre as 20 cidades que mais abatem suínos no Estado, por isso, tenho a certeza que a realização do Dia Estadual do Porco irá alavancar muito este setor em Frederico Westphalen.–  destaca.

Para o Secretário Municipal de Agricultura, Cleber Cerutti, sediar o evento irá impulsionar as atividades no município.

– Frederico Westphalen já possui dois frigoríficos de abate e duas fábricas de ração para suínos, que produzem mais de 800 toneladas de ração por dia. Além disso, temos em nosso município uma das maiores granjas de matriz de suíno com bem estar animal e  mais de 100 granjas de suínos. Por isso, é uma honra receber este grande evento e estimular a atividade suinícola e o trabalho dos produtores. –  afirma.

O 45º Dia Estadual do Porco tem o apoio da Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater, URI, Complexo Luz e Alegria, Albarello Materiais de Construção, Casarão Tendas Produções e Eventos, Sicredi-FW, Agricenter e Cotrifred. As demais parcerias estão sendo fechadas pela Administração Municipal.

( Fonte: Imprensa de FW )

Mais notícias