Ouça Agora

95.9 FM / AM 1160

Frei gaúcho Salvador Pinzetta, morto em 1972, tem 'virtudes heroicas' reconhecidas pelo Vaticano

Decreto foi promulgado pelo Papa Francisco na segunda-feira (13), mesmo dia em que o segundo milagre da beata Irmã Dulce, da Bahia, foi reconhecido
 Foto: Reprodução Foto: Reprodução

O Papa Francisco promulgou na segunda-feira (13) decreto que reconhece as 'virtudes heroicas' do Frei Salvador Pinzetta, que nasceu em 1911 em Casca, no Norte do Rio Grande do Sul, e morreu em Flores da Cunha, na Serra, em 1972. Hermínio Pinzetta (nome de batismo) foi um religioso da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.

A informação foi divulgada pelo site "Vatican News", canal oficial de comunicação do Vaticano. O decreto foi promulgado no mesmo dia em que o segundo milagre da beata Irmã Dulce, da Bahia, foi reconhecido. Com isso, ela será proclamada Santa.

De acordo com o Frei Sergio Dal Moro, responsável pelo processo de beatificação do Frei Salvador, o reconhecimento das virtudes heroicas o torna "venerável", "que é um passo antes da beatificação. Depois, pode se tornar Santo". De acordo com ele, o processo de beatificação existe oficialmente desde 1977, em Flores da Cunha.

A página oficial do Frei Salvador relata dois milagres atribuídos a ele. O mais atual trata de um homem que tinha uma doença crônica e foi transferido de hospital em estado gravíssimo, em 2010. Durante a internação, um frei foi até o paciente e rezou, pedindo ao Frei Salvador Pinzetta que salvasse a vida do homem. Em seguida, iniciou-se o processo de melhora, até a alta hospitalar.

O primeiro milagre relatado no site é sobre uma mulher, em 2006, que acabaria numa cadeira de rodas. Ela foi a uma romaria ao Frei Salvador e pediu a graça da cura. Depois ela passou a viver de forma plena, trabalhando normalmente, como fazia antes da doença.

O Vaticano já considerava Frei Salvador um Servo de Deus, título concedido ao candidato após a abertura do processo de canonização. A partir disso, se iniciam as demais etapas que analisam toda a vida dele, até a confirmação de milagres para que se torne Santo.

Mais notícias