Ouça Agora

95.9 FM / AM 1160

França e Bélgica definem primeiro finalista da Copa do Mundo

Partida ocorre nesta terça em São Petersburgo

A surpreendente Bélgica, que eliminou o Brasil nas quartas de final, enfrenta nesta terça-feira a França na primeira semifinal da Copa do Mundo, que está sendo realizada na Rússia. O confronto que reúne as duas maiores favoritas ao título começa às 15h (horário de Brasília), no Estádio Krestovsky, em São Petersburgo. O vencedor pega o ganhador do duelo entre Inglaterra e Croácia, que se enfrentam quarta.

As duas seleções chamam a atenção por serem formadas por jogadores cujas famílias imigraram de seus países de origem, na África ou Caribe, para tentar melhor vida na Europa. Os Bleus tem 15 dos 23 atletas que são de famílias de imigrantes, enquanto que do lado dos Diabos Vermelhos, são 11 dos 23 selecionados.

A Bélgica chega à partida como a equipe que mais venceu e mais marcou no Mundial: são cinco vitórias e 14 gols em cinco partidas, dois deles diante do Brasil na sexta-feira. Os belgas retornam a uma semifinal de Copa após 32 anos - a última vez havia sido em 1986, no México, quando cairam para a Argentina.

O técnico Roberto Martínez não poderá contar com o lateral-direito Meunier, que está suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos. Assim, ele pretende deslocar para o setor o zagueiro Alderweireld.

No lado francês, não há desfalques. Pelo contrário, o treinador Didier Deschamps terá a volta do volante Matuidi, que não pode enfrentar o Uruguai nas quartas de final por estar suspenso. Quem sai é Tolisso. A França não chegava à semifinal desde 2006, quando foi até a final, perdendo para a Itália nos pênaltis.

Este será o 74º confronto entre os vizinhos, e o primeiro oficial desde 1986, quando se enfrentaram na decisão do terceiro lugar do Mundial, com vitória francesa por 4 a 2. Mas o histórico é favorável para a Bélgica, com 30 vitórias belgas. Os franceses venceram 24 vezes e ocorreram 19 empates.

Copa do Mundo - Semifinal

França

Lloris; Pavard, Varane, Umtiti e Hernández; Kanté, Pogba, Matuidi e Mbappé; Griezmann e Giroud. Técnico: Didier Deschamps.

Bélgica

Courtois; Alderweireld, Vermaelen, Kompany e Vertonghen; Witsel, Fellaini e Chadli; De Bruyne, Hazard e Lukaku. Técnico: Roberto Martínez.

Árbitro: Andrés Cunha (URU).

Local: Estádio Krestovsky, em São Petersburgo.

Início: 15h (horário de Brasília).

 

Foto: Giuseppe Cacace / AFP

Mais notícias