Ouça Agora

95.9 FM / AM 1160

Expectativa para abertura da UTI do HDP

Município vai repassar mais R$ 800 mil para a casa de saúde, visando agilizar o processo
FOTO - Márcia Sarmento FOTO - Márcia Sarmento

Cresce a expectativa para a abertura da UTI do Hospital Divina Providência (HDP). A Prefeitura de Frederico Westphalen e a casa de saúde assinaram na manhã desta segunda, 4, o convênio que autoriza o repasse de mais R$ 800 mil para o hospital, visando agilizar a abertura da UTI. O repasse já havia sido aprovado pela Câmara de Vereadores, por meio de projeto de lei.

A oficialização ocorreu na sala 2, do prédio 5 da URI-FW, durante a 3ª Conversa Pública, promovida pelo município. Autoridades e lideranças de diversos segmentos estavam presentes. A proposta de repasse já havia sido apreciada pelos representantes da comunidade, na primeira edição do evento Conversa Pública.

Apoio

Para o prefeito José Alberto Panosso foi importante realizar a reunião, para deixar registrado que, mais uma vez, a comunidade está unida para auxiliar o HDP a oferecer serviços que são importantes para a população.

O presidente do HDP, Ayres Rizzi destacou que a demanda da UTI é uma conquista, já que há mais de 12 anos várias pessoas se envolveram para tornar o serviço uma realidade no município. Rizzi informou que vários profissionais que irão trabalhar no setor já estão fixando residência em FW e que a UTI vai gerar cerca de 50 novos empregos. “Nos próximos dias vamos anunciar a abertura da UTI”, garantiu.

A coordenadora regional de Saúde, Marly Vendruscolo lembrou a importância do trabalho dos secretários municipais de saúde que estão sempre na busca por dar o atendimento mais ágil possível aos pacientes que precisam ser transferidos para outras localidades, em virtude da indisponibilidade de leitos de UTI na região.

Também se manifestaram o presidente da Câmara de Vereadores, Inácio Roberto Panosso Junior; a secretária de Saúde de FW, Mariana de Fátima Guglielmin e o pesquisador Wilson Ferigollo, que apresentou algumas informações sobre a história do HDP, que teve, entre seus fundadores, o monsenhor Vitor Battistella.

*Márcia Sarmento - jornalista - Folha do Noroeste

Mais notícias