Ouça Agora

95.9 FM / AM 1160

Emenda parlamentar beneficiará o HDP com um recurso de R$ 500,000,00

O recurso será de custeio para a manutenção da casa de saúde frederiquense
Foto: Rafaela Rodrigues Foto: Rafaela Rodrigues

O Deputado Federal (PP) e agora Secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural no governo de Eduardo Leite (PSDB), Covatti Filho, esteve nas dependências do Hospital Divina Providência na manhã de hoje, 24, para anunciar em ato solene um recurso de sua emenda no valor de R$ 500,000,00 à casa de saúde frederiquense.

Ao todo, foram 13 entidades filantrópicas do Estado beneficiadas com essa emenda parlamentar, sendo elas, além de Frederico Westphalen, Tenente Portela, Palmeira das Missões, Rodeio Bonito, Caiçara, Passo Fundo, Ijuí, Camaquã, Pinhal Grande, Tapera, David Canabarro, São Luiz Gonzaga e Segredo.  

A Diretora do Hospital, Roselei Enderle, destacou o contentamento da entidade em receber essa notícia ainda em 2018, aproveitou também, para mencionar a importância desses recursos de custeio para o HDP,  “a verba de custeio vem para auxiliar nosso dia a dia e para a compra de medicamentos principalmente”, enfatizou Roselei.

Para o Deputado Covatti Filho, esse recurso beneficiará FW e região que sofrem com a fase crítica da saúde, “o custeio vai dar a possibilidade de os administradores gastarem da maneira que quiserem, desde pagar salários, comprar equipamentos, remédios, enfim, manutenção do Hospital”. Sobre os processos burocráticos, ele comenta sobre a expectativa de o recurso já estar na conta da casa de saúde ainda neste mês, no dia 28. Especificando o processo, ele detalhou que “o HDP hoje tem a sua vinculação orçamentária com o Estado, então esse recurso vai vir do Ministério da Saúde para o Estado e repassado por ele. É bom sempre ressaltar que por mais que o RS esteja nessa crise, ele não pode pegar esse dinheiro e gastar em outro lugar, ele tem que ser encaminhado diretamente ao HDP”, explica o Deputado.

O Presidente do HDP, Ayres Rissi, frisou que essa contribuição irá auxiliar significativamente nas manutenções do hospital. Em entrevista, ele salientou também todas as estratégias desenvolvidas por eles para driblar a situação financeira. Na ocasião, ele citou outros projetos em positivo andamento, como o Ambulatório de Cirurgia Geral que inicia o funcionamento a partir do dia 2 de janeiro, para os 26 municípios que compreendem a 19ª Coordenadoria Regional da Saúde, a liberação do Alvará Sanitário para dar andamento ao funcionamento efetivo da UTI no HDP e também os projetos físicos da Oncologia, a qual faltam somente os projetos técnicos.

Ler mais: Primeira etapa para a implantação da UTI no Hospital Divina Providência de FW é concluída

O ato solene contou com a presença da Direção do Hospital, família Covatti e demais autoridades locais. Ainda em entrevista, a direção do HDP afirmou que quando confirmado a entrada do recurso irão fazer uma ampla divulgação para a comunidade frederiquense.

Galeria de imagens
Mais notícias