FM 95.9 -FM106.5

AM 1160

Cresol Raiz lança projeto de preservação ambiental

Inicialmente a iniciativa prevê a recuperação do Lajeado Pardo em FW
Fotos: André Santos Fotos: André Santos

A Cresol Raiz de Frederico Westphalen lançou na manhã da última sexta-feira, 8 de julho no auditório da Cooperativa, o Projeto de Preservação e Recuperação das Nascentes. Tais inciativas de ações de preservação e recuperação serão voltadas incialmente ao Lajeado Pardo, que é fonte de captação de água dos munícipios de Frederico Westphalen e Vista Alegre, podendo depois chegar a outros arroios ou riachos.

O lançamento do projeto contou com a presença da direção, colaboradores, associados, entidades e parceiros. Acompanharam o evento o Vice-prefeito de Frederico Westphalen, João Francisco Vendruscolo, o Presidente da Câmara de Vereadores Leandro Mazzuti, o Presidente da Cotrifred Elio Pacheco, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Frederico Amarildo Manfio, representantes de Universidades UFSM, URI e IFAR.

De acordo com o presidente da Cresol Raiz e presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri, a Cooperativa atuará no financiamento e em ações práticas no rio para proporcionar que as atividades sejam realizadas.

-Nunca se falou tanto sobre a importância de preservarmos a nossa água. Tem sido recorrente ouvirmos que a nossa maior poupança para o futuro é reservar e preservar nossa água. Dentro deste contexto e considerando a missão do nosso Sistema Cresol vamos atuar de forma mais intensa em torno desta temática, hoje estamos dando o primeiro passo deste grande projeto, salientou Cledir.

A Cresol tem importantes parceiros neste projeto como a Creluz que irá fornecer mudas de árvores que serão plantadas as margens do rio, órgãos públicos como PATRAN, Secretaria Municipal o Meio Ambiente, além de moradores de locais próximos ao rio Pardo. As intervenções irão atuar na nascente, nas margens e leito do lajeado recolhendo lixo e entulhos e realizando o plantio de mudas de árvores. O projeto de Recuperação e Preservação das Nascentes será realizado por prazo indeterminado.

Galeria de imagens
Mais notícias