FM 95.9 -FM106.5

AM 1160

Cotrifred: Um legado construído ao longo de 63 anos

A força do cooperativismo e a soma de esforços a tornaram referência regional

Há 63 anos surgia em nossa região uma das maiores cooperativas de produção, tornando-se a mola propulsora de grandes investimentos. No dia 10 de novembro de 1957, um grupo de agricultores fundou a Cooperativa Tritícola Frederico Westphalen Ltda, que mais tarde recebeu a sigla de Cotrifred. 

Mas só crescer não bastava, era necessário dar visibilidade a região e foi por meio da implantação da Primeira Feira Agropecuária, em abril de 1960, que a região começou a ser vista com outros olhos, tornando-se uma das maiores feiras multisetoriais do Estado do Rio Grande do Sul. Já em 1962, a cooperativa liderada pelo presidente Vergínio Cerutti e com mais de mil associados em assembleia, aprovaram a implantação da primeira Casa Comercial, um avanço setorial para os negócios da entidade. 

O tempo foi passando e com a adesão de novos associados, o crescimento era inevitável e, cada vez mais, aumentava a necessidade de implementar novos negócios, de expandir e diversificar suas ações. Com o espírito de empreender e desenvolver a região, a Cotrifred teve um papel decisivo no ano de 2001. Juntamente com outros empresários, conquistaram a retomada da suinocultura, possibilitando a reabertura do frigorífico meses depois, e tornando a região uma referência neste segmento.

Inovação

Para dar sequência ao trabalho desenvolvido por vários conselhos no decorrer da história da Cotrifred, a aposta foi em quem há mais de 27 anos conhecia como ninguém os vários setores da cooperativa. Em março de 2010, o ex-colaborador Elio Luiz Duarte Pacheco assumia a presidência da Cotrifred. 

- Quando assumi a cooperativa, entramos com uma proposta diferente, com a intenção de proporcionar mais modernidade para as nossas estruturas. Então, a partir dessa ideia, contratamos novos profissionais em diversas áreas e criamos novos setores, ou seja, alavancamos nossos negócios e crescemos juntos aos nossos associados -, compartilhou o presidente Pacheco.

Com o mesmo intuito de se desenvolver e possibilitar o desenvolvimento aos seus associados, no ano de 2016, iniciou-se um novo projeto de industrialização de leite, o qual beneficiaria, principalmente, os oito municípios da área de abrangência da cooperativa: Frederico Westphalen, Iraí, Caiçara, Taquaruçu do Sul, Palmitinho, Vicente Dutra, Vista Alegre e Pinheirinho do Vale. E no ano de 2019, com capacidade de industrialização de 100 mil litros de leite por dia, a indústria deixou de ser um sonho e tornou-se realidade. 

- Sempre que pensamos em iniciar novos negócios, pensamos primeiro em nossos associados e o que tem mais afinidade com eles. As cooperativas são divididas em vários ramos e a nossa é de produção, ou seja, para suprir uma necessidade, então buscamos trabalhar e melhorar para beneficiar, motivar e contemplar, cada vez mais, os nossos associados. Todos os dias é um novo desafio, então, eu estou sempre aprendendo -, comentou Pacheco. 

Atualmente, a cooperativa conta com 3.828 associados, 345 colaboradores, 9 agropecuárias. Está presente em 8 munícipios e atua nas áreas de Recebimento e Comercialização de Grãos, Recebimento e Industrialização de Leite, Indústria de Embutidos, Supermercados, Agropecuárias e Fábrica de Rações. Além disso, a cooperativa trabalha com assistência técnica nas propriedades de produtores associados, com uma equipe qualificada de médicos veterinários, engenheiro agrônomo e técnicos agrícolas.

- O meu maior objetivo é que a indústria continue crescendo, para oportunizar mais empregos e o desenvolvimento regional. Sinto um orgulho muito grande em estar à frente de uma cooperativa que eu tanto acredito e, mais do que isso, ser exemplo para muitos, pois todos que estão aqui são muito importantes. Mas tudo o que conquistamos até hoje é graças as pessoas visionárias, que há mais de 60 anos investiram nesta história -, finalizou o presidente.

Semana do Aniversário

Para comemorar essa data tão importante, será realizada a Semana do Aniversário Cotrifred, de 9 a 14 de novembro, na matriz e filiais, com ofertas nas redes de supermercado e agropecuárias.

Fiquem atentos nas redes sociais da Cotrifred e acompanhem as novidades em comemoração aos 63 anos de história da cooperativa.

Mais notícias