Ouça Agora

95.9 FM / AM 1160

Confirmados primeiros casos de sarampo no RS

Fique atento para o bloqueio vacinal. Doença chegou ao Estado
FOTO - Divulgação FOTO - Divulgação

A Secretaria da Saúde (SES) divulgou nesta quinta, 12, uma nota técnica sobre o sarampo. Os primeiros sete casos do Rio Grande do Sul foram confirmados nesta semana, com início dos sintomas entre a primeira e a última semana de agosto. Seis deles foram em residentes em Porto Alegre e um em Dois Irmãos, também na região metropolitana.

As medidas de bloqueio, com a vacinação de contatos próximos, já foram realizadas pelos municípios. Todos possuem histórico de viagem a locais com circulação do vírus (São Paulo e Europa) ou vinculação a esses, por isso, são considerados importados.

O primeiro caso do ano no RS foi de uma jovem de 18 anos, residente em Porto Alegre, que em julho esteve em viagem à Itália e São Paulo, onde há a circulação do vírus. Apesar dos sintomas, ela não teve o diagnóstico inicial para sarampo. O caso foi identificado após a confirmação de outros três casos, de pessoas que residem com a jovem. Assim que houve as confirmações, a vigilância do município realizou uma ação de bloqueio, com a vacinação de 53 pessoas (contatos próximos) que não estavam vacinados, e nenhum apresentava sintomas da doença.

Outros dois homens residentes em Porto Alegre, de 21 e 30 anos, também tiveram o sarampo confirmado após viagens a São Paulo. O mais velho, inclusive, relatou contato com colegas de trabalho que, posteriormente, confirmaram a doença. Nos dois episódios a vigilância da Capital também realizou ações de bloqueio, com a vacinação e acompanhamento de mais de 90 pessoas, todas sem sintomas. Por último, uma jovem de 21 anos, de Dois Irmãos, também com histórico de viagem a São Paulo no último mês, teve o caso confirmado. A Secretaria de Saúde do município acompanha 14 contatos da pessoa, todos assintomáticos.

Leia a matéria completa em folhadonoroeste.com.br

*Fonte: SES/RS

Mais notícias