Ouça Agora

95.9 FM / AM 1160

Concurso municipal premia os melhores vinhos de FW

Sexta edição do evento foi promovida pela Secretaria de Agricultura em parceria com a Emater/Ascar-RS

A Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a Emater/Ascar-RS, promoveram na noite de sábado, 31 de agosto, a sexta edição do Concurso Municipal de Vinhos Coloniais e Artesanais de Frederico Westphalen. O evento ocorreu na sede da Etnia Italiana, no Parque de Exposições Monsenhor Vitor Batistella. 

No total, foram avaliadas 20 amostras, sendo dez de vinho tinto e dez de vinho branco, de 12 produtores do município. Elas foram analisadas por três jurados: o produtor Cleverton Ferigollo e os professores, Deivid Fagundes e Paulo de Tarso Teixeira. Logo após o jantar com cardápio típico italiano, foram premiados os vencedores desta edição.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Cleber Cerutti, o objetivo da ação é evidenciar a atividade. “O vinho faz parte da colonização do município e nós buscamos valorizar a cultura da nossa terra. Atualmente, mais de 100 famílias trabalham de forma artesanal com a produção de vinhos e sucos de uva. Também temos duas agroindústrias voltadas a vinicultura e uma à produção de sucos. Então, o concurso tem como objetivo valorizar a atividade e incentivar a produção de vinhos coloniais e artesanais em FW”, frisou.

Para a chefe do escritório municipal da Emater, Vera Cancian, a sexta edição mostra o aprimoramento das produções. “Percebemos uma evolução muito grande na qualidade dos vinhos. Isso mostra que nossos agricultores estão focados e esperamos que eles sigam se esforçando para que no próximo ano tenhamos ótimos vinhos mais uma vez”. 

Além disso, durante o evento também ocorreu a quarta edição do Concurso Jovem Empreendedor Rural. A competição tem como objetivo mostrar à comunidade experiências positivas de jovens agricultores, valorizando e estimulando a sucessão familiar. Por meio de cartas, os interessados contaram suas experiências, onde três histórias foram selecionadas e os jovens premiados. 

Confira os vencedores: 

Vinho Branco

1° Lugar: Antônio Duarte

2° Lugar: Hélio Garcia da Rosa

3º Lugar: Adelino Favin

Vinho Tinto

1° Lugar: Camargo Uvas e Vinhos

2° Lugar: João Debastiane

3º Lugar: Luiz Giacomini

Jovens Empreendedores Rurais

Ricardo Ceolin

Debora Salete Sarmento

Renan de Sousa

ASCOM/ Prefeitura de Frederico Westphalen

Mais notícias