Ouça Agora

95.9 FM / AM 1160

Comitiva discute com grupos chilenos possibilidades de investimentos no RS

Proposta das reuniões foi identificar e criar oportunidades para grupos investirem no RS
Itamar Aguiar / Palácio Piratini Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Empresas que já atuam no Rio Grande do Sul, a Ultramar e a CMPC foram visitadas na tarde desta terça-feira (4/6) pela comitiva do governo gaúcho que participa de missão no Chile. Na pauta levada pelo governador Eduardo Leite e por secretários estaduais estava a possível expansão da presença dos dois grupos empresariais no Estado. Em um primeiro momento, a comitiva reuniu-se com a direção da Ultramar em um almoço na região central de Santiago. No encontro, foram discutidas possíveis ações de incentivo do governo a novos investimentos da empresa, que já atua no Estado, no porto do Rio Grande. Um dos pontos da conversa que mais chamou a atenção dos investidores foi a exibição do vídeo institucional do governo, com destaque para o setor de inovação e tecnologia.

"Ficamos bem impressionados com o alto índice de desenvolvimento das universidades e dos parques tecnológicos. Temos muitas afinidades com o Rio Grande do Sul, que é um Estado que tem se mostrado muito aberto a investimentos", afirmou o presidente da Ultramar, Richard Von Appel.

Em seguida, o governador e a comitiva se reuniram com a direção da CMPC SA. A exemplo da Ultramar, a CMPC tem investimentos no RS e desenvolve um plano de expansão que pode incluir o Estado. Nesse sentido, foram discutidas questões relacionadas à infraestrutura e legislação.

CMPC desenvolve plano de expansão no Brasil e avalia RS - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

"Tanto a Ultramar quanto a CMPC têm operações relevantes no Estado. Por isso, é importante que venhamos aqui conversar e identificar possíveis gargalos nas operações, para que possamos criar novas oportunidades, que permitam a expansão das empresas, com geração de emprego e renda", afirmou o governador.

Também participaram das reuniões os secretários Ruy Irigaray, de Desenvolvimento Econômico e Turismo; Juvir Costella, de Logística e Transportes; Ana Amélia Lemos, de Relações Federativas e Internacionais; e Bruno Vanuzzi, de Parcerias, além do superintendente dos Portos do Rio Grande, Fernando Estima.

PPPs bem-sucedidas

Ministro interino de Obras Públicas do Chile, Lucas Palacios Covarrubias descreveu resultados de projetos - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Ainda na tarde  desta terça-feira (4/6), o governador Leite e a comitiva de secretários que participa de missão oficial no Chile estiveram reunidos com o ministro interino de Obras Públicas do país, Lucas Palacios Covarrubias.

Durante o encontro, o ministro apresentou experiências de parcerias público-privadas e concessões que foram bem-sucedidas no Chile.

Mais notícias