Ouça Agora

95.9 FM / AM 1160

Comércio e demais atividades econômicas serão retomados na segunda-feira em Frederico Westphalen

Retorno será de forma gradual, com a necessidade de apresentação do plano de contingência

As atividades econômicas no município de Frederico Westphalen serão retomadas nesta segunda-feira, 30, após uma semana de paralisação, como medida de enfrentamento à expansão do coronavírus. A definição ocorreu na manhã de hoje, 28, em reunião entre a Administração Municipal, Poder Legislativo e entidades representativas, no salão nobre da ACI.

Durante o encontro, o Executivo Municipal apresentou o Plano Estratégico para a Retomada das Atividades Econômicas, com as medidas que precisam ser adotadas para retomada de atividades como serviços autônomos, domésticos e os prestados por profissionais liberais. Uma das principais medidas será a restrição do número de clientes – a lotação máxima não poderá exceder a 50% da capacidade máxima do estabelecimento, que terão de funcionar com equipes de trabalho reduzidas. Além disso, as empresas deverão apresentar um plano de contingenciamento com as medidas de prevenção estabelecidas no decreto municipal.

Conforme o prefeito José Alberto Panosso, o Gabinete Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus irá avaliar diariamente a situação envolvendo a expansão do Covid-19 e, havendo necessidade, as atividades econômicas podem ser suspensas novamente.

Apesar da flexibilização, permanecem suspensas escolas; clubes; feiras livres; atividades realizadas em igrejas e templos; visitação a parques e ginásios; casas noturnas, boates e congêneres; centros culturais e bibliotecas; cinema; circulação de transporte coletivo urbano municipal e de passageiros, além de festas de qualquer natureza. Atividades da Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Lazer, incluindo todas as competições, também foram suspensas.

Vídeo
Mais notícias