Ouça Agora

95.9 FM / AM 1160

Caso de dengue em Erval Seco é destaque no LA Regional desta terça-feira

Foto: Rafaela Rodrigues Foto: Rafaela Rodrigues

Na última semana, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde divulgou um boletim confirmando um caso de dengue no município de Erval Seco, localizado à 34 km de Frederico Westphalen. Outros casos também já foram confirmados no Estado neste ano.  Ao todo, são 12 casos de dengue no Rio Grande do Sul em 2019, quatro deles autóctones e oito contraídos fora do Estado.

De acordo com o médico-veterinário da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde (19ª CRS), Mauro Dornelles, que também é responsável pelo setor de Vigilância Ambiental, o caso está sendo avaliado para saber se é autóctone ou seja, para saber se a doença foi contraída dentro do município. Sobre esse assunto, ele esteve presente no program LA Regional desta terça-feira, 12. 

Uma das primeiras ações que devem ser tomadas pela CRS, após a confirmação do caso, já está sendo desenvolvida, que é a realização de vistorias, limpeza e orientações à comunidade, eliminando qualquer possibilidade de proliferação do mosquito. 

Dos 26 municípios que a 19ª CRS abrange, 25 estão infestados com o Aedes Aegypti (confira o índice de infestação no seu município no final desta notícia). Sendo assim, Mauro destaca a importância de eliminar os focos do mosquito. 

Medidas de prevenção contra o mosquito

- Tampar caixas d'água, tonéis e latões;

- Guardar garrafas vazias viradas para baixo;

- Guardar pneus sob abrigos;

- Não acumular água nos pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia;

- Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises;

- Manter lixeiras fechadas;

- Manter piscinas tratadas o ano inteiro.

Principais sintomas da dengue:

- Febre alta (maior que 38,5°C), de início abrupto e que dura entre 2 e 7 dias;

- Dores musculares intensas;

- Dor ao movimentar os olhos;

- Mal-estar;

- Falta de apetite;

- Dor de cabeça;

- Manchas vermelhas no corpo;

- Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Galeria de imagens
Mais notícias