Ouça Agora

95.9 FM / AM 1160

Casa Familiar Rural de Alpestre e FW reúnem lideranças regionais

Casa Familiar Rural, que há 20 anos recebe jovens de toda a região
Foto: Divulgação Emater/RS Ascar Foto: Divulgação Emater/RS Ascar

No intuito de divulgar o trabalho que a Casa Familiar Rural desenvolve na região, com sede no município de Alpestre e Frederico Westphalen, um encontro com lideranças foi realizado para mostrar a estrutura da instituição, bem como o trabalho que é desenvolvido através da pedagogia de alternância. Na sexta-feira (30/08), a Casa Familiar Rural de Alpestre recebeu representantes de diferentes entidades em sua sede para apresentação do seu trabalho. Na semana anterior, a Casa Familiar Rural de Frederico Westphalen realizou esse encontro com lideranças.

O gerente adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Cleomar Antonio de Bona, e extensionistas rurais de municípios próximos a Alpestre participaram do encontro. “A existência das Casas Familiares Rurais em nossa região é uma grande oportunidade para os filhos de agricultores, que podem participar de um processo educativo diferenciado, que estimula a permanência do jovem no campo, bem como o aperfeiçoamento das técnicas produtivas e o desenvolvimento da sua realidade”, comentou de Bona.

A recepção das lideranças em Alpestre foi comandada pelo diretor da Casa Familiar Rural, Wagner Rogério Bohn. Ele falou do trabalho realizado pela Casa Familiar Rural, que há 20 anos recebe jovens de toda a região e oferece a oportunidade de cursar o ensino médio, através da pedagogia de alternância. Segundo ele, esse formato de ensino está presente em mais de 1,6 mil Casas Familiares Rurais espalhadas pelo mundo, em 43 países.

A Emater/RS-Ascar apoia essas instituições e trabalha em parceria para estimular os jovens a buscarem conhecimento, profissionalização, para desenvolverem suas atividades na propriedade de forma qualificada, buscando a geração de renda e a qualidade de vida no meio rural. Para avançar nesse trabalho, um termo de cooperação técnica entre a Emater/RS-Ascar e a Casa Familiar Rural está sendo formatado e contribuirá com a aproximação do conhecimento adquirido na escola com as orientações passadas pela Assistência Técnica que acompanhará as propriedades dos jovens estudantes.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen

Jornalista Marcela Buzatto

Mais notícias