Ouça Agora

95.9 FM / AM 1160

Capital registra primeiro caso de dengue autóctone

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Porto Alegre registrou o primeiro caso autóctone de dengue neste ano. O paciente teve os primeiros sintomas em 22 de fevereiro e é morador do bairro Rubem Berta. O alerta epidemiológico foi emitido nesta ontem, 06, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Em função disso, serão desencadeadas medidas de controle ambiental contra o mosquito transmissor da doença, Aedes aegypti. Ele também pode transmitir  chikungunya e zika vírus.

Nesta quinta-feira, 07, em função da confirmação do caso, foram realizadas aplicações de inseticidas em dois bairros de Porto Alegre, no Santa Rosa de Lima e Jardine Leopoldina. A primeira aplicação foi feita na região próxima a casa do paciente. Em seguida, houve a mesma ação perto do local de trabalho dele. O trabalho é feito para diminuir o risco de transmissão viral.

A SMS reitera a importância de os casos suspeitos serem notificados, já no momento do atendimento. Os exames sorológicos, que confirmam a doença, são encaminhados através da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), no momento da notificação. Os principais sintomas de dengue são febre alta de início súbito, com duração máxima de sete dias, acompanhada de pelo menos dois outros sintomas, como cefaléia, dor nos olhos, mialgia, náuseas e vômitos.  

Fonte: Correio do Povo

Mais notícias