Ouça Agora

95.9 FM / AM 1160

Beneficiários da Unimed Noroeste têm serviço de Telemedicina

Nesta primeira etapa destina-se exclusivamente para beneficiários com sintomas do Covid-19
Foto: Divulgação Unimed Noroeste Foto: Divulgação Unimed Noroeste

A pandemia provocada pelo novo Coronavírus (Covid-19) desafia também o Sistema Unimed a adotar modelos inovadores na saúde. A Unimed Noroeste/RS passa a disponibilizar, o serviço de Telemedicina Unimed – Plantão Covid-19, através de plataforma organizada pela Unimed Federação/RS, da qual fazem parte, inicialmente, outras 10 cooperativas médicas do Estado. Nesta primeira etapa destina-se exclusivamente para beneficiários com sintomas que possam caracterizar a Covid-19, com atendimento entre 10h e 22h, todos os dias da semana.

A Telemedicina Unimed estabelece consultas por videochamada através do 0800 724 8730 – opção 0, devendo o beneficiário estar de posse do CPF e do cartão do plano de saúde. O paciente passa por uma avaliação inicial e, se necessário, será encaminhado para a consulta em horário marcado. No momento do atendimento é preciso ainda estar com acesso à internet, fazendo uso de smartphone, tablet ou notebook/computador.

A consulta à distância será realizada por equipe formada por médicos de seis especialidades – Clínica Médica, Medicina de Família, Cardiologia, Pneumologia, Infectologia e Pediatria. O modelo adotado permite aos plantonistas a emissão de receitas, que serão aceitas em farmácias próprias do Sistema Unimed e nas redes Panvel e São João, além de atestado médico. A aquisição dos medicamentos indicados é de responsabilidade do paciente.

O serviço de Telemedicina estimula os beneficiários a buscar atendimento sem sair de casa, contribuindo para reduzir o risco de contato com outras pessoas e minimizar as demandas de emergências e outros serviços de saúde em nossa região. “A pandemia da Covid-19 desafiou o Sistema Unimed a avançar com agilidade no modelo da Telemedicina, respondendo a uma nova realidade de mercado”, enfatiza o diretor-superintendente da Unimed Noroeste/RS, médico Leandro Zambon, apontando ainda o esforço em reduzir o risco de superlotação da rede própria.

Neste momento, as teleconsultas se destinam exclusivamente às pessoas que estejam com sintomas compatíveis com a Covid-19 e que buscam orientação. Além da Unimed Noroeste/RS, com abrangência em 52 municípios, já aderiram a proposta coordenada pela Unimed Federação/RS as singulares Alegrete, Alto Jacuí, Alto Uruguai, Centro/RS, Erechim, Itaqui,, Uruguaiana, Vale das Antas, Vale do Caí e Vale do Sinos. Uma segunda fase do projeto, contudo, prevê a orientação de telemedicina pelas singulares com a realização de consultas eletivas pelos cooperados.

Assessoria de Comunicação Corporativa

Assessor: João Luís Bindé

Textos: Jaíse Schumann (MTb 17.199),

João Luís Bindé (MTb 5.093) e

Patricia Medeiros (MTb 18.584)

Mais notícias