Ouça Agora

95.9 FM / AM 1160

Após instalada, Frente Parlamentar dos municípios sem asfalto já planeja primeiras ações

São quase 70 situações assim, algumas com obras em andamento
Foto: Celso Bender Foto: Celso Bender

Com participação de prefeitos ou representantes de mais de 40 cidades, a Assembleia Legislativa instalou, na terça-feira, a Frente Parlamentar em Defesa dos Municípios sem Asfalto, iniciativa coordenada pelo deputado Eduardo Loureiro. Uma das primeiras ações já definidas é reunir com a bancada federal gaúcha em Brasília, a fim de detalhar o cronograma de emendas conjuntas que os parlamentares pretendem indicar recursos para as obras de acessos aos municípios.

Com a presença do secretário dos Transportes Juvir Costella e do presidente da Famurs, Eduardo Freire, ao ato de instalação da Frente Parlamentar mobilizou o Estado todo. Em todas as regiões existem municípios sem um acesso pavimentado sequer. São quase 70 situações assim, algumas com obras em andamento, outras paralisadas e até mesmo faltando licenciamento ou o projeto de engenharia inicial. “Mas há outros casos que beiram o absurdo, como o acesso a Ubiretama, onde a obra já foi licitada, os recursos estão garantidos, mas a empresa responsável não consegue tocar os trabalhos adiante”, comenta o deputado, ao enfatizar que a Frente Parlamentar vai justamente atuar para destravar os processos em seus diferentes estágios. “Queremos fazer um trabalho articulado entre o Parlamento gaúcho, o governo do Estado e a Famurs”, acrescenta Loureiro.

 Na instalação da Frente Parlamentar, estiveram presentes os deputados estaduais Zilá Breitenbach, Franciane Bayer, Sérgio Turra, Vilmar Zanchin, Ernani Polo, Dirceu Franciscon, Aloisio Classmann, Gerson Burmann e Jeferson Fernandes.

João Silvestre - MTE 9320 | PDT

Mais notícias