Ouça Agora

95.9 FM / AM 1160

Ambulatório de Cardiologia será aberto em Santa Maria

Em julho de 2018, o Hospital Regional de Santa Maria foi inaugurado
Marcelo Ermel/Ascom SES Marcelo Ermel/Ascom SES

A abertura do Ambulatório de Cardiologia do Hospital Regional de Santa Maria, em agosto, permitirá que o número de consultas cresça 1.600%. A cota da região é de 20 por mês, e quando o ambulatório entrar em funcionamento passará para 320. Também serão realizados 1,2 mil exames mensais. Hoje, há 1,8 mil pessoas aguardando consulta especializada em cardiologia na região.

O atendimento em cardiologia para a população da região e outros temas foram tratados na tarde desta quarta-feira (10/7) pela secretária da Saúde, Arita Bergmann, que se reuniu com prefeitos, vice-prefeitos e gestores da saúde da Região Central. O encontro ocorreu na prefeitura de Santiago. “Estamos reavaliando as questões de regionalização da saúde e descentralizando os serviços”, afirmou. Participaram da reunião representantes dos municípios de Nova Esperança, Capão do Cipó, Jari, Jaguari, Cacequi e Santiago, entre outros.

Em julho de 2018, o Hospital Regional de Santa Maria foi inaugurado, oferecendo inicialmente serviço ambulatorial para pacientes crônicos hipertensos e diabéticos de alto risco. O modelo prevê um atendimento multidisciplinar no qual os usuários são encaminhados a partir da Atenção Básica de 32 municípios da Região Central. No ambulatório, eles são atendimentos por diferentes profissionais, como cardiologistas, endócrinos, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e farmacêuticos, entre outros.

Mais notícias