Ouça Agora

95.9 FM / AM 1160

Afubra é destaque na Retrospectiva 2019

Confira na entrevista com o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner

A programação de Jornalismo da emissora AM 1160 desta quinta-feira, 5, teve como destaque a entrevista de retrospectiva da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) no ano de 2019, com a participação do Presidente Benício Albano Werner.

Em sua avaliação, Werner lembrou dos problemas climáticos enfrentados por algumas regiões produtoras de Santa Catarina e do Paraná, associados a preços baixos do tabaco. “A lucratividade desses produtores ficou aquém daquilo que se esperava”, ressaltou. Os valores médios praticados pelo mercado também ficaram abaixo da projeção na região Noroeste do RS, na comparação com a safra anterior. Por outro lado, segundo o presidente da Afubra, a produtividade compensou em parte as perdas registradas.

No que se refere à safra 2019/2020, a entidade estima uma queda na produção, principalmente no Rio Grande do Sul. Além da redução na área plantada, a produtividade também deve ser menor. No Estado, a projeção indica a colheita de 269 mil toneladas, 15,9% menos que na safra 2018/2019, quando foram colhidas em torno de 320 mil toneladas de fumo. Em Santa Catarina, a redução deve ser de 4%. Contudo, essa quebra na safra deve ser minimizada pela produção no Paraná, onde as estimativas indicam crescimento de 33%, passando de 129 para 171 mil toneladas. Dessa forma, em números gerais, o total produzido deve ser 3% menor na comparação do atual período para a última safra.

Com base nesta estimativa de menor produção, Werner aposta em melhores resultados na comercialização da próxima safra, especialmente da variedade burley. “A expectativa que nós temos para esse tipo de fumo é que ele tenha uma valorização melhor”, projetou. Os preços devem começar a ser definidos a partir do próximo dia 10 de dezembro, quando está prevista a primeira rodada de negociações com as empresas fumageiras.

Ainda durante a entrevista, o presidente Werner falou sobre a Expoagro Afubra 2019 e projetou a 20ª edição da feira que será realizada no próximo ano, entre 18 e 21 de março, dia em que a Associação irá completar 65 anos. O presidente também aproveitou a oportunidade para deixar uma mensagem de otimismo aos produtores, especialmente os associados da Afubra.

Áudio
Mais notícias