Ouça Agora

95.9 FM / AM 1160

Constantina sediará festival de práticas integrativas e complementares em saúde

Evento ocorrerá neste sábado na Escola Santa Terezinha
Prefeitura de Constantina / Divulgação  Prefeitura de Constantina / Divulgação 

A Administração Municipal de Constantina, no Norte do Estado, promove, neste sábado, o Festival Regional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs). O evento é gratuito e oferece 26 oficinas, entre elas, yoga, fitoterapia, homeopatia, aurículoterapia, massoterapia, acumpultura e aromoterapia, e deve contar com especialistas de todo o Rio Grande do Sul e também de Santa Catarina.

Segundo o prefeito de Constantina, Gerri Sawaris, o evento na Escola Santa Terezinha terá a presença de profissionais ligados às práticas integrativas e complementares, tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão.

Sawaris disse que festival decorre do resultado positivo que as práticas integrativas e complementares em saúde têm mostrado na prevenção e combate de algumas doenças na cidade. As ações do PICs iniciaram em 2010, mas foram oficializadas a partir de 2017 no município. Serão oferecidas oficinas durante todo o dia e para todas as faixas etárias.

Sawaris lembra que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 27 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população, sendo que os atendimentos iniciam na Atenção Básica. “Aqui em Constantina essas práticas têm contribuído de forma muito positiva para melhorar a qualidade de vida das pessoas e, consequentemente, evitar o excessivo uso de medicamentos. Também já proporcionaram uma redução no número de consultas médicas”, detalhou.

A secretaria da Saúde do município informa que  serão oferecidas as seguintes oficinas: yoga, fitoterapia, homeopatia, aurículoterapia, massoterapia, acumpultura e aromoterapia, dança circular, saúde holística, Yamas e Nyamas, biodança, yoga com mudras, yoga para pais e filhos, yoga para 3ª idade, reiki, quiropraxia, massoterapia, aurículoterapia, aromaterapia, chá da vovó, benzedores, constelação familiar, homeopatia, acupuntura, fitoterapia, yoga, nidra, imposição de mãos, mantras, meditação, Tok Sem, yoga em dupla, yoga para crianças e yoga integrativa.

Segundo o ministério da Saúde (MS), evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. Além disso, há crescente número de profissionais capacitados e habilitados e maior valorização dos conhecimentos tradicionais de onde se originam grande parte dessas práticas.

Ainda de acordo com o MS, considerando a atenção básica e os serviços de média e alta complexidade, existem atualmente 9.350 estabelecimentos de saúde no país ofertando 56% dos atendimentos individuais e coletivos em Práticas Integrativas e Complementares nos municípios brasileiros, compondo 8.239 (19%) estabelecimentos na Atenção Básica que ofertam PICS, distribuídos em 3.173 municípios. As Práticas Integrativas e Complementares estão presentes em quase 54% dos municípios brasileiros, distribuídos pelos 27 estados e Distrito Federal e todas as capitais brasileiras.

Mais notícias